história d'as papeleiras

Tereza Pires e Suzana Guerra descobriram as afinidades desde a época de estudantes na UnB no curso de Desenho Industrial, desde então começaram a trabalhavam juntas com design gráfico. A encadernação surgiu na vida das 2 amigas-sócias apenas mais tarde, em 2009, depois que Tereza participou de um workshop de encadernação com Helena Jansen. Nenhuma das duas sabia que dessa experiência incrível nasceria as papeleiras, mas a paixão pelo universo da encadernação foi imediata!


Tereza aprendeu, ensinou Suzana e elas, juntas, fizeram vários cadernos! Estes lindos cadernos fizeram muito sucesso entre os amigos, e assim surgiram as primeiras encomendas. A produção agora exigia organização! Aqui, então, é criada as papeleiras. E um blog! Nosso primeiro.

Logo depois, por insistência, boa, das alunas de moda da papeleira Tereza, as papeleiras fizeram sua primeira oficina! Foi quando se apresentaram pela primeira vez como as papeleiras e foi quando ensinaram pela primeira vez também... Foi uma oficina muito especial, única.

É importante registrar aqui os primeiros mestres de encadernação d´as papeleiras: a primeira mestre, a aquarelista Helena Jansen; a mestre mais tradicional: Dona Orieta Vásquez, uma das fundadoras da ABER, de São Paulo, e o querido Ricardo Ferreira, da Urupês Encadernação, de São Paulo também.


Depois disso, as papeleiras não pararam de criar! Cadernos e álbuns de diferentes formatos, cores, técnicas de costura... Arte dentro do miolo, páginas totalmente personalizadas... Uma infinidade de possibilidades, sempre com muita criatividade e cor! Por enquanto eram duas papeleiras, mas em abril de 2010 o time recebeu o reforço da terceira papeleira; a ex-aluna apaixonada por papéis, Vanessa.


Em maio de 2010, foi comemorado aqui no blog a sua entrada. Renovar o blog com muitas e lindas fotos tiradas pela Sôra Lacerda foi uma grande diversão! Depois da Vanessa, muita coisa mudou para melhor: mais alegria! Mais criatividade! Mais produtos! Mais amor ao papel...! No dia 18 de julho é comemorado o "nascimento" d'as papeleiras. De lá para cá já são 2 anos de muita papelação!

E nesse tempo mais mestres ensinaram a arte da encadernação para as papeleiras: Rosa Guimarães da Zoopress (Niterói), Gabriela Irigoyen (Rio de Janeiro) e Claudio De Natale da Papelera Palermo (Buenos Aires).

Em maio de 2011 a Papeleira Suzana realizou o sonho de se tornar mãe e ficou uns meses fora de licença maternidade. Com essa grande mudança em sua vida pessoal, Suzana escolheu se dedicar exclusivamente ao seu grande-pequeno-lindo projeto de gente, o fofo José. Em novembro de 2011, saiu a querida e fundadora Suzana e as papeleiras voltaram a ser duas! E para renovar as energias e iniciar uma nova fase, mais uma mudança: Blog novo!


Atualizar a marca (acrescentando um coração), mudar a cor da identidade visual: laranja, desenhar padronagens com o coração d'as papeleiras, tirar novas fotos... Os planos não param por aí!... Quem são nossas alunas sabe o que a gente sempre repete: nós vamos dominar o mundo! ;) Êita baixinhas pretensiosas! Nessa época fizemos um vídeo fantástico com a grande ajuda e empolgação de Tiago Martins: 'Venha papelar com a gente!'. Muita gente assistiu esse vídeo e amou...  Se você ainda não assistiu, clique na imagem abaixo e vá a nossa página no Vimeo e assita! ;)


Em abril de 2012 outro grande passo foi dado: nos mudamos do nosso primeiro Papeliê na asa norte e fomos para uma loja-ateliê no Sudoeste. Maior, mais lindo e agora aberto ao público. Um grande passo! Para que isso fosse possível, a papeleira Tereza saiu do seu emprego e passou a se dedicar exclusivamente as papeleiras. Colocamos a mão na massa, literalmente, e a Tereza e Vanessa deixaram de ser papeleiras por um mês e viraram "peõas" rs... Inventamos ter uma parede de cobogó laranja, mas não sabíamos que ninguém ía querer pintar... Conclusão, sobrou pra gente: pintamos a parede de Cobogó. E muitas mãos depois, ela ficou assim:


E nossa nova loja-ateliê foi mais um grande sonho realizado, com mais espaço para receber mais e mais pessoas especiais. Muita felicidade junta!!! :) Para eternizar esse momento, fizemos uma tatuagem do nosso símbolo, o coração em nossas mãos.



  

Completamos 3 anos da nossa história já nesse espaço e nesse tempo demos muitas oficinas de encadernação manual artística em Brasília, diversas aulas particulares, atendemos muitas encomendas de todo o Brasil, aumentamos nossa pronta-entrega para nossa loja física, demos algumas reportagens, fomos dar oficina em São Paulo e fomos crescendo e crescendo... Nos dedicamos também aos estudos e fizemos cursos de gestão empresarial no Sebrae, como curso de Plano de Negócios e Curso de Gestão financeira. Tereza e Vanessa também voltaram a faculdade e fizeram uma pós graduação: Curso de especialização em Gestão de Tecnologias Editoriais. E com mais conhecimento, crescemos mais! ;) Participamos da FliPiri 2013, em Pirenópolis e fomos a Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo ensinar mais e mais pessoas a papelar em 2013. Chegou a hora da papeleira Vanessa também sair do seu emprego e depois de 4 anos do início das papeleiras, agora ninguém nos segura! Tê e Van com dedicação exclusiva para dominar o mundo!  


Nesse período, e com nosso crescimento, vimos a importância de termos uma funcionária e contratamos a Jessica Barbosa. Ela disse que só aceitou o emprego porque dissemos que queríamos dominar o mundo! :) Pense... Pretensiosa Jessica também era, mas não tinha nada de baixinha. Jessica virou nossa 'baby papeleira' e em pouco tempo ela já havia aprendido tudo e estava lá firme e forte em busca da dominação do mundo!!! 


Em outubro de 2013 decidimos ampliar nossas oficinas indo ao universo da internet e aceitamos o convite da eduK para fazer um curso on line. Foi uma loucura, pois eles são de São Paulo e nós, como já sabem, de Brasília! Depois de muitas reuniões por skype, ligações e e-mails, conseguimos organizar tudo e fomos a Sampa dar nossa primeira aula on line: Curso de Encadernação Manual Artística. Nós sabíamos que éramos muito boas ensinando presencialmente, sempre tivemos maravilhosos feedbacks de nossos alunos... O que não sabíamos é que também éramos maravilhosas on line e o curso foi um sucesso! :) Mais de 20 mil pessoas viram a gente ao vivo on line e 5 mil pessoas ficaram com a gente a tarde toda nos dois dias de curso. Uma loucura muito boa! Esse curso nos fez ainda mais conhecida e gerou muita repercussão nas redes sociais e nos meios da encadernação. Com essa experiência, percebemos que chegamos mais perto da nossa missão, que já vinha em progresso: a valorização da encadernação manual artística no Brasil e sermos referência. 



E muita, muita, muuuuita gente já papelava! "Eu papelo também" virou um vício... Um vício bom! ;)  Com essa dedicação exclusiva as pepeleiras de nós duas e todo esse crescimento no negócio, nós percebemos que nossos braços estavam pequenos demais para o tamanho do mundo que estávamos abraçando. Percebemos que nosso modelo de negócio não era sustentável e que tínhamos que mudar. Conversamos muito, refletimos muito, pedimos ajuda na parte da gestão e depois de muita análise vimos que não podíamos mais manter nosso modelo e não fazia mais sentido pra nós duas mudarmos o modelo depois de desenharmos alguns cenários possíveis para as papeleiras. Foi então que decidimos fehzr o papeliê em dezembro de 2013. Essa decisão fez com que não pudéssemos mais aceitar encomendas, fez com que tívessemos que demitir nossa incrível funcionária Jessica, fez com que diminuíssemos as oficinas... Mas ainda queríamos ensinar... Amamos ensinar...  


Foi então que aceitamos o novo convite da eduK e em janeiro de 2014 demos outro curso lá, agora ficando em costuras diferentes: Costuras em encadernação. E foi mais dois dias de muito sucesso e alegria. Amamos ensinar e essa possibilidade em pareceria com a eduK ampliou muito essa possibilidade de podermos ensinar a encadernação manual, de tocar as pessoas com nosso jeito, nosso amor...   Essa parceria foi um sucesso e nós somos muito gratas a eduK por nos ajudar a alcançar mais rápido a nossa missão! ;)


O tempo passou, o papeliê já estava fechado, as nossas vidas já estavam se encaminhando para rumos diferentes... E percebemos que não daríamos mais conta de continuar essa história juntas. Dar oficinas, sejam presenciais ou on line estava ficando cada vez mais difícil. Seguíamos rumos diferentes e tínhamos que respeitar as mudanças de cada uma. Com muita dificuldade e muita reflexão decidimos dar Adeus. Você pode entender melhor essa decisão lendo nosso último post em nosso blog: http://www.aspapeleiras.com.br/2014/04/adeus.html. A história das papeleiras acabou, mas Tereza e Vanessa serão sempre as papeleiras e essa história nunca vai sair de nós. Temos muito orgulho de todos esses 5 anos e de todas as nossas conquistas. Poucas empresas viveram 5 anos de tanto amor, coragem e intensidade e somos muito gratas a essa linda história e experiência. Estamos, agora, seguindo novos sonhos... 


Nossa história é amor. A história das papeleiras é amor. Nosso negócio sempre foi amor. Muito amor. Amor ao papel... E esse amor vai sempre existir. Na gente e em todos que a gente conseguiu "picar"com o bichinho da encadernação. ❤  Continuem papelando e sonhando sempre...

Beijos com muito amor e carinho (e saudades), Tê e Van